SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES


ANTONIA ROSE NÍVEA RODRIGUES DA SILVA JANTCHC
 
Situação de aprendizagem  1 - Língua Portuguesa: Texto "Pausa" Moacyr Scliar
Ano: 9º ano fundamental

Duração: 8 a 10 aulas


1º Passo: Leitura investigativa do texto - Fazer questionamentos a respeito da palavra "pausa" e seus vários significados;

·         Onde você usaria a palavra pausa?

·         Em qual contexto esta palavra ficaria mais bem empregada?

·         É possível empregá-la em situações diferentes?

·         Crie frases diferentes empregando a palavra pausa.



2º Passo: Leitura teatralizada (mediada pelo professor);

- Os alunos montam grupos e escolhem as falas das personagens para ensaio do texto, de acordo com a característica de cada personagem e identificação do aluno com a mesma, com esta leitura a percepção dos elementos da narrativa como: personagens, tempo, espaço, enredo etc., se faz mais clara, e consequentemente o entendimento do texto também;

 3º Passo: Fazer levantamento do vocabulário: Palavras e expressões desconhecidas pelos alunos;

Tais como: "máscara escura”, “voltasse à carga", "cacarejo curto", "cenho franzido", "chambre", "tripé", "lancinante", “vorazmente” entre outras.

        Ainda neste momento da análise das palavras e expressões pesquisar o contexto histórico-social das personagens através de inferências percebidas com a leitura, observando o local dos acontecimentos (região portuária), a linguagem utilizada na época (mais rebuscada), falas de personagens secundárias etc.



4º Passo: Trabalhar ainda figura de linguagem (tais como: metáfora, personificação entre outras), se apoiando em expressões como: "cacarejo curto", "máscara escura", "azedume na voz" “colinas do ventre”...

5º Passo: Fazer um entendimento do texto em grupos, tirando todas as dúvidas, argumentando e discutindo sobre a possível relação “marido x esposa”, “mundo real x imaginário”, “sonho x realidade”...  

         O texto "Pausa" de Moacyr Scliar é tão rico para uma análise completa, seja na leitura e vocabulário, seja nos elementos da narrativa, ou no desdobramento do tempo que se faz presente em todo o texto, que daria para criar várias situações de aprendizagem diferentes, mesmo que fosse uma simples interpretação girando em torno das personagens, que de simples não teria nada, já daria uma super - análise, pois "pausa" pode significar tanta coisa diferente e as personagens mesmo sendo poucas, são ricas e enigmáticas.

        No texto, podemos inferir que "pausa" seria (dar um tempo, fugir do comum, se refugiar). Até um sonho tão conturbado às vezes é melhor que a própria realidade, na leitura, pode-se perceber claramente que a personagem se refugia da vida, tem identidade falsa e está cansada.

       Em certos momentos, notamos a realidade em contraposição ao sonho, se intercalando e nos confundindo, sem saber se é o sonho ou realidade, onde notamos metáforas constantes.

       Uma atividade interdisciplinar seria perfeita para nos aprofundarmos no universo do texto, pois podemos perceber que as personagens vivem próximas a uma região portuária, e a linguagem também nos diz muito, pois não usamos "vais", "vens" com frequência no Sudeste do Brasil, com o apoio de outras disciplinas, a análise deste texto seria ainda mais rica e completa.




ANA MARIA ANDRADE DA SILVA


  Público alvo: 6ºAno

  Duração: 3 aulas
      Estratégia:
      Dividir a turma em grupos;
      Apresentar o texto sem o final para os alunos;
      Pedir para que façam uma leitura silenciosa, grifando as palavras desconhecidas.
       Cada grupo iria produzir um final para o texto e depois socializar .
       Depois da socialização, faríamos uma aula expandida levantando algumas questões a respeito do  estresse no cotidiano das pessoas, tentativa de fuga da realidade etc.
       Avaliação: contempla as seguintes  habilidades: comunicação, leitora e escritora.




  ÂNGELA MARIA RUYS DA SILVA

Texto: MEU PRIMEIRO BEIJO (Antonio Barreto)


Público: 9º ano
Duração:  8 aulas (de acordo com a turma)

1º Momento: Leitura e análise
Discussão oral:
- sobre o título – O que sugere?
- o beijo em público.
- comentários espontâneos sobre o primeiro beijo.
Fazer leitura com levantamento de palavras desconhecidas e uso do dicionário.

2º Momento: Conversa em relação a algumas expressões como: “Você é a 
glicose do meu metabolismo”
- Elemento comparativo.
- Intertextualidade (músicas e filmes). A música “Splash Splash” e o filme “Meu primeiro amor”.

3º Momento: Leitura visual
Trabalhar diversas imagens relacionadas às cenas de beijo (mostrar transformações diacrônicas).

4º Momento: Aproveitar o texto para falar sobre respeito e responsabilidades entre jovens, evitando doenças sexualmente transmissíveis.
 

2 comentários:

  1. O nosso grupo foi o texto com o tema:Pausa(Moacyr Scilar)
    No primeiro momento entregaria o texto a cada um.Fazendo uma leitura para que todos entendessem o foco principal.
    Público alvo:6º ano.
    Tempo previsto:duas aulas.
    Objetivo:Desenvolver habilidades de leitura sendo assim os alunos chegarem as competências:leitora e escritora,a compreensão da estrutura do gênero textual(Conto).
    Estratégias:Entregar o texto impresso a cada um dos alunos.
    Questionamento do título.
    1º Leitura do texto feito pelo professor.
    2º Leitura feita pelos alunos(compartilhada)
    Identificar palavras desconhecidas.
    Pesquisar no dicionário.
    Construção do entendimento do texto.
    Oralidade,discussão do texto com a participação dos alunos.
    Recursos:textos impressos,roda de leitura,dicionários lousa e giz.
    Avaliação:Compreensão e interpretação do texto em forma de questões dissertativas e aqueles que teriam dificuldades faria chamada oral.

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  2. O texto: Meu primeiro beijo (Antonio Barreto)
    Analisamos o texto,o grupo chegou com a seguinte definição:
    Quem nunca imaginou o primeiro beijo,como seria e com quem seria.Quando cada um de nós falamos sobre o tema o grupo ficou espantado quando disse que o meu primeiro beijo realmente havia sido com a minha esposa,ou seja,com dezoito anos.No qual,a minha adolescência foi muito sofrida que eu não conseguia pensar nessas coisas de beijar e muito menos namorar.Aliás estou com ela há vinte e três anos,alguém poderia me ajudar, isso que aconteceu comigo seria sorte ou destino?

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