ANTONIA ROSE NÍVEA RODRIGUES DA SILVA JANTCHC
Situação de aprendizagem 1 - Língua Portuguesa: Texto "Pausa" Moacyr Scliar
Ano: 9º ano fundamental
Duração: 8 a 10 aulas
1º Passo: Leitura investigativa do
texto - Fazer questionamentos a respeito da palavra "pausa" e seus
vários significados;
·
Onde você usaria a palavra pausa?
·
Em qual contexto esta palavra ficaria mais bem empregada?
·
É possível empregá-la em situações diferentes?
·
Crie frases diferentes empregando a palavra pausa.
2º Passo: Leitura teatralizada
(mediada pelo professor);
- Os alunos montam grupos
e escolhem as falas das personagens para ensaio do texto, de acordo com a
característica de cada personagem e identificação do aluno com a mesma, com
esta leitura a percepção dos elementos da narrativa como: personagens, tempo,
espaço, enredo etc., se faz mais clara, e consequentemente o entendimento do
texto também;
3º Passo: Fazer levantamento do
vocabulário: Palavras e expressões desconhecidas pelos alunos;
Tais como: "máscara escura”,
“voltasse à carga", "cacarejo curto", "cenho
franzido", "chambre", "tripé", "lancinante",
“vorazmente” entre outras.
Ainda neste momento da análise das
palavras e expressões pesquisar o contexto histórico-social das personagens
através de inferências percebidas com a leitura, observando o local dos acontecimentos
(região portuária), a linguagem utilizada na época (mais rebuscada), falas de
personagens secundárias etc.
4º Passo: Trabalhar ainda figura de
linguagem (tais como: metáfora, personificação entre outras), se apoiando em
expressões como: "cacarejo curto", "máscara escura",
"azedume na voz" “colinas do ventre”...
5º Passo: Fazer um entendimento do texto em grupos, tirando todas as dúvidas,
argumentando e discutindo sobre a possível relação “marido x esposa”, “mundo
real x imaginário”, “sonho x realidade”...
O texto "Pausa" de Moacyr
Scliar é tão rico para uma análise completa, seja na leitura e vocabulário,
seja nos elementos da narrativa, ou no desdobramento do tempo que se faz
presente em todo o texto, que daria para criar várias situações de aprendizagem
diferentes, mesmo que fosse uma simples interpretação girando em torno das
personagens, que de simples não teria nada, já daria uma super - análise, pois
"pausa" pode significar tanta coisa diferente e as personagens mesmo
sendo poucas, são ricas e enigmáticas.
No texto, podemos inferir que
"pausa" seria (dar um tempo, fugir do comum, se refugiar). Até um
sonho tão conturbado às vezes é melhor que a própria realidade, na leitura,
pode-se perceber claramente que a personagem se refugia da vida, tem identidade
falsa e está cansada.
Em certos momentos, notamos a realidade
em contraposição ao sonho, se intercalando e nos confundindo, sem saber se é o
sonho ou realidade, onde notamos metáforas constantes.
Uma atividade interdisciplinar seria perfeita
para nos aprofundarmos no universo do texto, pois podemos perceber que as
personagens vivem próximas a uma região portuária, e a linguagem também nos diz
muito, pois não usamos "vais", "vens" com frequência no
Sudeste do Brasil, com o apoio de outras disciplinas, a análise deste texto
seria ainda mais rica e completa.
ANA MARIA ANDRADE DA SILVA
Público alvo: 6ºAno
Duração: 3 aulas
Estratégia:
Dividir a turma em grupos;
Apresentar o texto sem o final para os alunos;
Pedir para que façam uma leitura silenciosa, grifando as palavras desconhecidas.
Cada grupo iria produzir um final para o texto e depois socializar .
Depois da socialização, faríamos uma aula expandida levantando
algumas questões a respeito do estresse no cotidiano das pessoas,
tentativa de fuga da realidade etc.
Avaliação: contempla as seguintes habilidades: comunicação, leitora e escritora.
ÂNGELA MARIA RUYS DA SILVA
Texto: MEU PRIMEIRO BEIJO (Antonio Barreto)
Público:
9º ano
Duração:
8 aulas (de acordo com a turma)
1º
Momento: Leitura e análise
Discussão oral:
- sobre o título – O que
sugere?
- o beijo em público.
- comentários espontâneos
sobre o primeiro beijo.
Fazer
leitura com levantamento de palavras desconhecidas e uso do dicionário.
2º
Momento: Conversa em relação a algumas expressões como: “Você é a
glicose do meu metabolismo”
glicose do meu metabolismo”
- Elemento comparativo.
-
Intertextualidade (músicas e filmes). A música “Splash Splash” e o filme “Meu
primeiro amor”.
3º Momento: Leitura visual
Trabalhar diversas imagens
relacionadas às cenas de beijo (mostrar transformações diacrônicas).
4º Momento: Aproveitar o
texto para falar sobre respeito e responsabilidades entre jovens, evitando
doenças sexualmente transmissíveis.
O nosso grupo foi o texto com o tema:Pausa(Moacyr Scilar)
ResponderExcluirNo primeiro momento entregaria o texto a cada um.Fazendo uma leitura para que todos entendessem o foco principal.
Público alvo:6º ano.
Tempo previsto:duas aulas.
Objetivo:Desenvolver habilidades de leitura sendo assim os alunos chegarem as competências:leitora e escritora,a compreensão da estrutura do gênero textual(Conto).
Estratégias:Entregar o texto impresso a cada um dos alunos.
Questionamento do título.
1º Leitura do texto feito pelo professor.
2º Leitura feita pelos alunos(compartilhada)
Identificar palavras desconhecidas.
Pesquisar no dicionário.
Construção do entendimento do texto.
Oralidade,discussão do texto com a participação dos alunos.
Recursos:textos impressos,roda de leitura,dicionários lousa e giz.
Avaliação:Compreensão e interpretação do texto em forma de questões dissertativas e aqueles que teriam dificuldades faria chamada oral.
O texto: Meu primeiro beijo (Antonio Barreto)
ResponderExcluirAnalisamos o texto,o grupo chegou com a seguinte definição:
Quem nunca imaginou o primeiro beijo,como seria e com quem seria.Quando cada um de nós falamos sobre o tema o grupo ficou espantado quando disse que o meu primeiro beijo realmente havia sido com a minha esposa,ou seja,com dezoito anos.No qual,a minha adolescência foi muito sofrida que eu não conseguia pensar nessas coisas de beijar e muito menos namorar.Aliás estou com ela há vinte e três anos,alguém poderia me ajudar, isso que aconteceu comigo seria sorte ou destino?