Leitura e escrita de textos narrativos
(Conto)
Público alvo: Ensino Fundamental – 6º Ano
Duração: 3 aulas
Objetivo:
Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir
textos;
Saber reconhecer, organizar e utilizar os recursos
linguísticos presentes nos textos.
Justificativa:
Com esta atividade o aluno poderá desenvolver habilidades de
leitura e compreensão de textos; reconhecer os aspectos que compõem o texto
narrativo; despertar a sensibilidade;
desenvolver a habilidade de produção escrita.
Metodologia:
Dividir a turma em grupos;
Apresentar o texto aos alunos e trabalhar na modalidade oral
a estrutura do gênero conto e o significado do título;
Pedir para que os alunos façam uma leitura silenciosa e
atenta do texto, grifando as palavras desconhecidas e, em seguida, elabore
questões para que os integrantes de outros grupos respondam e depois
socializem;
Propor aos alunos a reescrita da narrativa, mudando seu
final.
Recursos: cópias do texto, dicionário.
Avaliação: ocorrerá durante todo o processo da atividade.
ANA MARIA ANDRADE DA SILVA
Boa noite,
ResponderExcluirConcordo,pois a leitura fará com que o nosso educando tenha o hábito de ler mesmo que para ele não seja importante.Mas,na minha concepção duas aulas seria o suficiente,porém acrescentaria:Questionamento do título e na avaliação além da compreensão e interpretação inseria em questões dissertativas e orais.
Plano de aula
ResponderExcluirIntrodução:Aprendizagem do hábito da leitura,e escrita no meio aonde vivem.
Justificativa:Facilitar no hábito de ler e escrever no século XXI.
Objetivo:propiciar uma leitura em que o educando esteja acostumado.Por exemplo:mangá e as histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa.
Conteúdo:Vários textos narrativos.Compartilhar a vivência do educando em outras Unidades escolares(UES).
Método:Juntamente com a gestão escolar:Diretor,vice-direção,coordenador,professores e comunidade.
Recursos Didáticos:Revistas,jornais,internet e data show.